Logística perfeita

Comitiva confere gestão da usina de etanol

Outra visita feita ontem pela comitiva de Mato Grosso nos Estados Unidos foi na Usina Advanced Bioenergy, que recebe diariamente 150 caminhões com 27 toneladas de milho. Anualmente, a usina produz 3.780 milhões de litros de etanol, e diariamente carrega dez vagões com capacidade para 45 mil litros de álcool.

O grande diferencial é a questão logística: de fazendas do entorno, vem o milho, sendo que 70% volume total utilizado como matéria-prima provém de lavouras irrigadas. Após a produção do combustível, a usina comercializa subprodutos para os mesmos fazendeiros, que utilizam os materiais para a composição de ração animal destinada à pecuária de corte.

Um dos subprodutos mais utilizados a partir da fabricação de etanol de milho é o DDG (grãos de milhos destilados), que diariamente ocupa um volume de 50 caminhões. A maior parte do DDG fica nas áreas de confinamento da região: 90% dos caminhões percorrem uma distância de até 48 km para descarregarem. Além disso, a usina conta com um trecho da malha ferroviária local dentro de seu perímetro, facilitando a logística de escoamento e transporte.

O DDG úmido apresenta 15% de proteína e é comercializado a US$ 110 a tonelada. Seu destino principal é a produção de ração para bovinos. Já o DDG seco, vendido por US$ 205 a tonelada, é adotado como componente na ração para suínos, bovinos e aves, e tem maior índice protéico: 27%.

One thought on “Logística perfeita

  1. Arthur Ramos 26/10/2011 / 19:17

    Realmente a questão da logística é um dos principais problemas que reduzem a escala de crescimento produtivo e econômico no Brasil. Enquanto um país desenvolvido como o EUA tem um custo de logística médio calculado em cerca de 4% do custo da produção, no Brasil esse custo chega a 7,5%, quase o dobro. É preciso melhorar muito nessa área.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s