Por dentro do USDA

Bob H. Bokma, do USDA

Uma das visitas mais produtivas da comitiva do Sistema Famato/Senar nos Estados Unidos foi ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o equivalente ao nosso Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Bob H. Bokma, responsável pelo controle de doenças e também pelas importações e exportações de produtos de origem vegetal e animal, foi o anfitrião, municiando a todos com informações sobre a atuação do órgão.

“Temos 30 agências e estamos presentes em todos os municípios dos Estados Unidos”, afirmou Bob. Com a missão de proteger o valor da agricultura americana e os recursos naturais, o USDA é responsável pelo controle sobre animais de pequeno porte e selvagens, além de acompanharem o mercado internacional e as questões voltadas para a biotecnologia, defesa sanitária vegetal nas fronteiras e serviço animal.

Quando há necessidade, cabe ao USDA responder a restrições impostas por outros países a produtor alimentícios norte-americanos. O órgão também tem a tarefa de administrar o Sistema Nacional de Manejo de Incidentes, trabalhando em interação com outras agências. “Controlamos os riscos que porventura possam ocorrer em relação à introdução de pestes animais e vegetais, definindo quarentena de produtos, animais e vegetais quando necessário. Também somos responsáveis por emitir permissões e desrregulações na produção de alimentos”, explica Bob.

Um dos principais termômetros do mercado agropecuário mundial, o USDA tem liderança e autoridade nas questões animais nos Estados Unidos. O trabalho é executado em parceria com estados, municípios e associações, e mesmo não tendo autoridade legal sobre assuntos acerca da saúde humana, o órgão sempre interage diretamente com as agências competentes. (Marciel Becker)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s