Sistema Famato/Senar vai à Itália conhecer a raça Valdostana

Comitiva mato-grossense na Itália

Agora, o destino é a Itália. Depois do diagnóstico realizado sobre a pecuária de corte nos Estados Unidos, representantes do Sistema Famato e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) viajaram no fim de semana para conhecer a produção de leite e seus derivados da raça de gado Valdostana. O objetivo é adquirir novos conhecimentos para fomentar a cadeia leiteira de Mato Grosso. A missão termina no dia 12 de outubro.

Fazem parte da equipe o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, o diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Nelson Piccoli, o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, e o presidente da Associação do Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite), Alessandro Casado.

Na agenda, visitas ao Centro de Genética Raça Valdostana, indústria de queijo artesanal, instituição de agricultura e cooperativa de produtores artesanais de embutidos. Também estão na programação encontros com o Governo do Valle d’Aosta, com o prefeito de Moretta e o presidente do Estado de San Marino. “É uma oportunidade para conhecer as potencialidades da raça Valdostana, trocar experiências e adquirir conhecimentos para aprimorar a produção de leite em Mato Grosso”, observa Rui Prado.

Recentemente, a Famato assinou, junto com a prefeitura e o Sindicato Rural de Sorriso, um termo de cooperação internacional com a Universidade de Estudos de Turim, na Itália. O objetivo é capacitar instrutores para a produção de leite e derivados oriundos da raça Valdostana. A assinatura do termo foi feita por meio do Departamento de Patologia Animal, da Faculdade de Medicina Veterinária da Itália (Unito), e do Projeto Valdostana.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s