Cursos profissionalizantes de até 1.200h

Comitiva visita escola agrícola

No terceiro dia da Missão Técnica do Sistema Famato/Senar na Itália, a comitiva teve a oportunidade de conhecer uma escola profissionalizante de tecnologia de alimentos, fruto de uma parceria público-privada que tem como objetivo qualificar profissionais para produção de derivados de leite e também de embutidos de carne.

Os cursos e treinamentos são os mais diversos possíveis: vão de treinamentos para produtores e trabalhadores rurais, com cursos de cerca de 40 horas (como ocorre com o Senar-MT), até cursos mais completos para pessoas já formadas, com duração de até um ano. Nesse formato, os alunos recebem uma carga horária de 1.200 horas, sendo 480 horas em laboratório prático em fábricas e indústrias locais. Geralmente, são formados apenas 12 alunos nessa modalidade de curso.

“O grande diferencial dessa escola é a união da parte teórica com a prática, o que permite que os alunos saiam de lá realmente preparados para o mercado de trabalho”, observa o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho. O diploma expedido pela escola é aceito em toda a comunidade européia.

O sistema de ensino na escola mostrou-se tão interessante e eficiente que a comitiva mato-grossense retornou no dia seguinte para entender melhor as possibilidades da instituição firmar parceria com o Senar-MT. “Nosso foco é dispor da maior qualidade possível de cursos para os nossos educandos, e nem sempre é fácil identificar instrutores preparados para as demandas que nos são apresentadas pelo produtor e pelo trabalhador rural”, pondera o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado.

O foco da busca por parceria é promover o intercâmbio de tecnologia e know how na fabricação de queijos e embutidos. “Vamos manter contato permanente para avaliarmos a possibilidade concreta de termos instrutores do Senar-MT sendo qualificados pela escola italiana”, revelou Rui Prado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s