Presidentes de Sindicatos Rurais fazem planos para 2012

O final do ano traz sempre um clima de balanço e de projeção para o período que se inicia. Durante o evento Parceria Sindical, que o Sistema Famato realizou na terça-feira (06-12), vários presidentes de Sindicatos Rurais acompanharam o balanço das atividades realizadas em 2011 e deram sua opinião para o cenário que vislumbram para o próximo ano. Confira:

 

Alessandro Casado da Silva, presidente do Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos

“Para 2012 estamos com expectativa da aprovação do novo Código Florestal. Ele vai dar mais segurança jurídica para produzirmos, principalmente no meu município onde 90% são pequenos produtores rurais. Outro grande desafio nosso será nos adequarmos às leis trabalhistas. E na produção de leite nosso desafio será buscar recursos para os produtores investirem em melhoramento genético e estrutura”.


Caio Pio da Silva Campos, presidente do Sindicato Rural de Poconé

“O Sindicato Rural de Poconé sempre trabalha em parceria com o Senar e a Famato. Os cursos promovidos pelo Senar ajudam a melhorar a vida do produtor e do trabalhador rural. Para 2012, nossa expectativa é de que o governo seja mais parceiro e resolva os problemas das estradas, principalmente da nossa região que será ponto turístico para a Copa do Pantanal”.

 

Paulo Cesar Domingues Pimenta, presidente do Sindicato Rural de Comodoro

“É ótimo estarmos integrando com a diretoria da Famato e os presidentes de outros sindicatos rurais. Como o Rui Prado disse na palestra devemos também olhar com bons olhos para a piscicultura. O governo também precisa olhar mais para este setor”.


Nelson Yoyti Obuti, presidente do Sindicato Rural de Carlinda

“No ano que vem pretendemos aumentar o número de cursos promovidos pelo Senar em parceria com o sindicato. Tínhamos uma demanda de 36 cursos e queremos aumentar para 70, focados na agricultura e na pecuária. Outro objetivo nosso é terminar a construção da nossa sede para atendermos melhor os produtores”.


Ivan Moreno de Jesus, presidente do Sindicato Rural de Paranaíta

“Em 2011 fizemos uma média de 77 cursos em parceria com o Senar e secretarias municipais. Foi uma ação muito valiosa pra o sindicato levar conhecimento para os produtores e trabalhadores rurais mais este ano. Para 2012 vamos continuar fazendo este trabalho”.


Vanderlei Amaro de Almeida, presidente do Sindicato Rural de Dom Aquino

“Achei muito importante essa avaliação feita pela Famato sobre o ano de 2011 e as perspectivas para 2012. É muito importante trabalhar com planejamento. Nossa região, por exemplo, tem forte produção de leite, então será importante focar nesta atividade em 2012”.


Leonildo Barei, presidente do Sindicato Rural de Sinop

“Em 2012 vamos continuar dando sequência aos trabalhos que estavam sendo conduzidos pelo sindicato, principalmente das questões trabalhistas, de endividamento, logística e ambiental. Já iniciamos um trabalho para criar um novo preço mínimo para o milho safrinha de Mato Grosso. Também vamos trabalhar mais na área de comunicação do sindicato para que a nossa cidade saiba o que os produtores estão fazendo e saber as novas demandas que estão surgindo”.


Jeovah Feliciano de Souza, presidente do Sindicato Rural de Chapada dos Guimarães

No próximo ano vamos fundar o parque de exposições em Chapada dos Guimarães e fazer pelo menos duas feiras agropecuárias em 2012. Outra prioridade nossa é ampliar a realização dos cursos do Senar. Esperamos também que os associados de todos os sindicatos da região sudeste sejam mais participativos no ano que vem”.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s