Organização do setor apicultor garante desenvolvimento da produção

Image

O ditado popular “a união faz a força” é a palavra de ordem para a Federação das Entidades Apícolas de Mato Grosso (Feapismat) e mesmo assim os produtores de mel mato-grossenses não conseguem atender a demanda do Estado. “Para trabalhar só tem que ser grande, senão o negócio não é viável”, aconselha o coordenador de Apicultura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), José Catarino Mendes. “A saída é a organização dos produtores por meio do associativismo ou cooperativa”, indica.

A Apicultura foi tema das discussões do Workshop das Cadeias Produtivas realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) nessa quinta-feira (22.03).

De acordo com o presidente da federação, Beno Kaiser, atualmente são 1200 apicultores cadastrados e a produção em 2011 chegou a 340 mil quilos do produto, o objetivo dos apicultores é que esse número seja triplicado em 2012, atingindo 1 milhão de quilos do produto. Para ele o maior problema é que a apicultura em Mato Grosso não é tida como a principal atividade dos produtores. “Na minha opinião falta uma política de governo para fortalecer a atividade”, aponta.

Os dois afirmam que a cadeia do mel pode ser viável, desde que os apicultores recebam  incentivados para aumentar essa produção e tenham qualificações periódicas. “Todos os atores envolvidos na cadeia precisam falar a mesma língua, quando o Senar ouve os envolvidos quem sai ganhando são os clientes, ou seja os produtores”, assegura Kaiser.

ASCOM Senar-MT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s