Capacitadores do Senar falam sobre o PDS

A segunda rodada do Plano de Desenvolvimento Sindical (PDS), que aconteceu nos oito Sindicatos Rurais da regional de Sorriso, terminou esta semana. Veja a análise final dos capacitadores do Senar Central, Ademar Fernandes dos Anjos, e do Senar-MT, Dorvalino  Karlinski.

Ademar Fernandes dos Anjos
“Durante a capacitação de dirigentes e colaboradores sindicais da regional de Sorriso, a Famato e o Senar-MT proporcionaram à equipe nacional do programa liberdade para desenvolvê-lo de acordo com a metodologia preconizada. A participação de suas diretorias nas capacitações e nos planejamentos foi de fundamental importância para o sucesso  e para o alcance dos objetivos. Essa presença proporcionou um clima de seriedade e comprometimento do Sistema e elevou a auto-estima dos participantes.

No planejamento, a presença das “instituições superiores” nos sindicatos, como eles mesmos dizem, cria um clima de segurança, e com isso, os dirigentes sindicais passam a ter a certeza de que o Programa Sindicato Forte é mais uma ferramenta importante dentro do PDS oferecida aos sindicatos com o objetivo único de levar aos mesmos  técnicas de gestão e alternativas para uma efetiva prestação de serviços aos associados.

O trabalho desenvolvido nos sindicatos da região de Sorriso, mesmo encontrando algumas diferenças entre os sindicatos, principalmente no que tange a sustentabilidade financeira, superou as nossas expectativas. Diante dos depoimentos que ouvimos, percebemos que as diretorias estão apostando no progresso sindical rural no Mato Grosso.

Outra questão importante para o sucesso do programa na região foi o engajamento total do supervisor regional do Senar-MT, Dorvalino  Karlinski, e da analista sindical da Famato, Diana Maia, que deram o suporte necessário. Eles acompanharam a equipe nacional em todos os momentos e contribuíram com as suas valiosíssimas experiências, principalmente nas reuniões de planejamento”.

*Ademar Fernandes dos Anjos é supervisor do Senar Central.

Image

Dorvalino  Karlinski
“Cercadas de grandes expectativas foram realizadas mais duas etapas do Plano de Desenvolvimento Sindical (PDS), desta vez abrangendo os sindicatos rurais dos municípios atendidos pelo Escritório de Supervisão do Senar-MT de Sorriso.  A primeira etapa se constituiu na capacitação dos membros da diretoria e dos colaboradores dos sindicatos rurais da região.  Na oportunidade, todos os oito sindicatos foram representados no evento.

Seguiram-se as visitas aos sindicatos rurais para o planejamento estratégico como ferramenta na busca de alternativas de auto-sustentabilidade financeira para a manutenção e o aumento de serviços, visando o melhor atendimento aos associados. Foram visitados todos os sindicatos rurais, com boa participação tanto de dirigentes, colaboradores, como de alguns produtores rurais que se fizeram presentes.

De forma simples, objetiva e clara, o Sr. Ademar, do Senar Central expôs aos presentes experiências bem sucedidas em outros sindicatos do Brasil, além de oferecer ferramentas de trabalho capazes de gerar uma reflexão interna em torno do que representa o sindicato hoje para os produtores rurais do município e o que pode oferecer a mais, buscando atrair cada vez mais associados.

Notamos um clima de expectativa no início de nossa visita, com muitos relatos de dificuldades, etc. Ao final, o ambiente era totalmente diferente já que todos perceberam que podem buscar alternativas em seu próprio município através da análise dos seus pontos positivos e do que podem melhorar para atingir seus objetivos.

O trabalho gera muitos debates.  Com isso, passa a ser criado um ambiente propício para o surgimento de novas ideias e maior comprometimento entre os gestores e colaboradores ao descobrirem que a solução para suas dificuldades está bem ali ao seu alcance.

As colocações de nossa colega Diana, analista sindical da Famato, contribuíram para sedimentar esse conceito de que a busca da solução das dificuldades de cada sindicato passam primeiro por essa reflexão interna dos diretores e colaboradores do próprio sindicato e pelo apoio da Federação e do Senar, que farão o acompanhamento das  metas que foram traçadas, e de todo o Sistema.  Essa aproximação gera confiança e a certeza de dias melhores com o fortalecimento das instituições que representam os interesses dos produtores rurais”.

 * Dorvalino Karlinski é supervisor da regional de Sorriso do Senar-MT

Image

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s