Participantes da Missão Técnica Austrália e Nova Zelândia ficam impressionados com o gado Wagyu

A viagem pela Austrália tem sido de bastante produtiva para os participantes da Missão Técnica da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar-MT). Na quarta-feira (06.05) eles visitaram, no estado de Quennsland, um confinamento de gado da raça Wagyu – considerada a melhor carne do mundo. Um animal chega a pesar 900 kg. Confira mais detalhes sobre a experiência no relato do diretor-executivo da Famato, Seneri Paludo.

“Na quarta-feira (09.05), visitamos um dos maiores confinamentos de gado no estado de Quennsland. A empresa proprietária do confinamento tem sede na Inglaterra e possui 26 propriedades na Austrália que contém 600 mil cabeças de gado.

Na propriedade visitada, tivemos oportunidade de ver o confinamento de 12 mil cabeças. A área total da propriedade é de aproximadamente 35 mil hectares, sendo que a principal atividade é o confinamento de gado da raça Wagyu, considerada a melhor carne do mundo. No entanto, engordar esse gado exige tempo já que os animais ficam confinados 350 dias, indo para o abate com o peso entre 800 kg a 900 kg. (Veja nas fotos como eles estão pesados!!). A estrutura dos animais, pesados com cerca de 23@, chamou a atenção dos membros da viagem. Um detalhe importante é que o preço desta carne no mercado chega a ser até o dobro do preço da carne ‘norma’.

Também vale destacar que durante o percurso de mais de duas horas até este confinamento tivemos a oportunidade de viajar junto com importadores de carne da Rússia, que, a convite da Meet Livestock Australia (associação que faz a promoção da carne australiana ao redor do mundo), estiveram no mesmo confinamento para conhecer a produção da carne australiana. Vale lembrar que a Rússia é um dos maiores mercados consumidores do planeta.

Aproveitamos a oportunidade e, após longa conversa com os representantes de mais de seis empresas importadoras da Rússia, iniciamos um relacionamento de aproximação que pode até culminar em uma viagem deles ao Mato Grosso para conhecer nossa pecuária.

*Seneri Paludo é diretor-executivo da Famato.

O grupo, formado por diretores da Famato e representantes do Senar-MT e Sindicatos Rurais, irá embarcar para Nova Zelândia na sexta-feira (11.05).

Image
Confinamento de gado da raça Wagyu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s