Criação de Cervos também tem espaço na Nova Zelândia

A Missão Técnica da Famato e do Senar-MT pela Austrália e Nova Zelândia termina nesta quarta-feira (16.05). Foram 15 dias de muito aprendizado para a equipe, que voltará para Mato Grosso com novidades para o setor da pecuária de corte e de leite. O grupo conheceu técnicas e tecnologias que poderão ser inseridas na produção local e ajudarão os produtores mato-grossenses a elevar a produção do estado.

Neste momento, os integrantes da Missão estão a caminho do Brasil. Enquanto isso, conheça mais um pouco sobre a passagem pela cidade de Aushburton, na Nova Zelândia, neste relado do coordenador da equipe de Aprendizagem Rural do Senar-MT, Valter Bende.

“Nossa passagem pela Nova Zelândia foi bastante dinâmica. Na cidade de Aushburton, visitamos algumas lojas de produtos para agropecuária, tratores e equipamentos, além de fazendas de criação de gado de leite e de corte.

Um dos lugares que mais nos impressionou foi o Confinamento Ocean Beef. Este é o único confinamento à beira mar do mundo. Lá, vimos um dos poucos grandes confinamentos da Nova Zelândia.O empreendimento é uma Joint Venture de empresas japonesas e neozelandesas (espécie de uma associação de empresas) e tem capacidade estática para confinar 20 mil cabeças de cada vez. Atualmente, consegue confinar 35 mil animais por ano.

Setenta por cento do comércio da carne vai para o Japão. A Ocean Beef tem sua própria marca de carne e o abate é feito em frigorífico próprio. Compram toda a matéria prima para o confinamento e, pelo que observamos, há vários elos nessa cadeia produtiva, desde o produtor de bezerro até o recriador terceirizado. Na compra do gado, pagam NZ$2,10 /Kg de peso vivo.

O que chama a atenção é o alto nível de controle da alimentação através de um sistema que controla todos os equipamentos, inclusive a pá-carregadeira e o caminhão misturador. O bezerro entra com 400-450 kg e sai com até 850 kg, obtendo ganho médio diário de 1,75 kg.

Image
Equipe da Missão visitando o confinamento Ocean Beef

Também visitamos uma fazenda que integra a criação de gado com a criação de cervos. O senhor Mike, proprietário da fazenda, veio da Escócia para a Nova Zelândia há nove anos, depois de um processo de sucessão familiar em que as terras da família ficaram escassas. Ele nos contou que veio em busca de novas oportunidades em novas áreas. Comprou 1.500 hectares de terras mais baratas, pois estão próximas às montanhas, sendo que 2/3 da fazenda ficam morro acima. Depois de investir em pastagens e benfeitorias a propriedade possui a mesma capacidade de lotação das fazendas de terras planas.

A criação de gado é normal, mas a de cervos é novidade, segundo o proprietário. Criação recente na Nova Zelândia, ainda não se tem muito conhecimento sobre o manejo dos cervos que ainda é considerado uma espécie não domesticada. Conter o cervo quando ele se sente ameaçado é bastante difícil. Por isso, o manejo exige muita paciência e cuidado.Segundo Mike, a rentabilidade do gado e do cervo são equivalentes, entretanto, o preço do mercado do gado é de NZ$4,00 (preço de carcaça) o do cervo é de NZ$7,00. O principal mercado do cervo é a Europa, especialmente a Alemanha. O couro vai para a Itália, onde é utilizado na fabricação de produtos de alto valor e o chifre vai para a Coréia do Sul, por ser considerado pelos coreanos um produto afrodisíaco.

Image
Criação de cervos

Com certeza aprendemos muito nesses dias de imersão na pecuária de corte e de leite na Austrália e na Nova Zelândia. Voltaremos para Mato Grosso com novas técnicas e tecnologias que ajudaremos a introduzir nas propriedades do estado”.

A Missão Técnica Austrália e Nova Zelândia, realizada pela Famato e Senar-MT, começou no dia 02 de maio e se encerra nesta quarta-feira (16.05) . O objetivo da viagem foi promover o treinamento das lideranças sindicais e dos produtores rurais de Mato Grosso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s