Planejamento é fundamental para o fortalecimento dos sindicatos rurais

União e fortalecimento dos Sindicatos Rurais foram o foco da abertura da terceira rodada do Plano de Desenvolvimento Sindical (PDS). Cerca de 30 dirigentes e colaboradores dos 13 Sindicatos Rurais da regional de Rondonópolis participaram nesta quarta-feira (23.05) da etapa de capacitação. A partir de quinta-feira (24.05) até o próximo dia 04 de junho, estes mesmos sindicatos irão desenvolver o planejamento estratégico que será realizado pelos instrutores do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar Central), Olympio Santos Bezerra e Ademar Fernandes dos Anjos,  a supervisora do Senar-MT da regional de Rondonópolis, Juliana Garbosa e pela analista sindical da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Diana Maia.

Durante a abertura do encontro, o presidente da Famato, Rui Prado, destacou que o planejamento é fundamental para a consolidação dos sindicatos rurais. “Toda a união da classe começa dentro dos sindicatos e, para isso, a entidade precisa se planejar e se capacitar. Os dirigentes têm que responder três perguntas fundamentais: Quem somos? Onde estamos? E onde queremos chegar?”. Prado citou como exemplo a organização e união dos produtores rurais da Austrália, país que ele visitou recentemente em Missão Técnicada Famato e do Senar-MT.

O presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Miguel Weber, disse que “o PDS vem ao encontro dos anseios da classe e da preocupação dos dirigentes em fortalecer os sindicatos”.

O instrutor do Senar Central, Olympio Santos Bezerra, responsável pela capacitação “Sindicato Forte”, foi enfático em frisar que as entidades precisam buscar sempre o aprimoramento e a profissionalização. Segundo ele, a frase que todo dirigente e colaborador tem que seguir é: “A mudança que queremos somos nós que fazemos, só assim é possível se fortalecer. Um sindicato é como uma empresa, precisa ter planejamento e metas para crescer e se fortalecer”.

O PDS é o maior programa que a Famato e o Senar-MT desenvolveram diretamente para os Sindicatos Rurais de Mato Grosso. O objetivo é capacitar dirigentes e colaboradores sindicais para prepará-los para a tomada de decisões em prol da gestão sindical. O programa já passou por 20 municípios de Mato Grosso nas regionais de Colíder e de Sorriso e a meta é que, até o final deste ano, passe pelos 86 sindicatos do estado.

A Famato é a entidade que representa os 86 sindicatos rurais existentesem Mato Grosso. Juntocom o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Senar-MT, forma o Sistema Famato.

Programação:

24.05 das 8h às 17h
Capacitação de dirigentes e colaboradores no Parque de Exposições de Rondonópolis

Dia 25.05
07h – Sindicato Rural de Jaciara
13h – Sindicato Rural de Dom Aquino

Dia 28.05
07h – Sindicato Rural de Paranatinga
14h – Sindicato Rural de Santo Antônio do Leste

Dia 29.05
07h – Sindicato Rural de Primavera do Leste
13h – Sindicato Rural de Poxoréu

Dia 30.05
07h – Sindicato Rural de Rondonópolis
14h – Sindicato Rural de Guiratinga

Dia 31.05
07h – Sindicato Rural de Alto Garças
13h – Sindicato Rural de Alto Araguaia

Dia 01.04
08h – Sindicato Rural de Alto Taquari

Dia 04.04
07h – Sindicato Rural de Itiquira
13h30 – Sindicato Rural de Pedra Preta

Image
Presidente do sindicato rural de Rondonópolis, Miguel Weber

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s