Planejamento Estratégico atenderá as necessidades dos Sindicatos Rurais

O Plano de Desenvolvimento Sindical (PDS) continua sua etapa de planejamento estratégico pelos Sindicatos Rurais da regional de Rondonópolis. Até o dia 04 de junho a equipe formada pela analista sindical da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Diana Maia, o instrutor do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar Central), Olympio Santos Bezerra, e a supervisora do Senar-MT da regional de Rondonópolis, Juliana Garbosa, visitarão os 13 sindicatos da região.

O instrutor do Senar Central, Olympio Santos Bezerra, pontua que o planejamento estratégico do PDS identifica a realidade e as necessidades dos Sindicatos Rurais para estipular as metas de cada entidade. “Cada sindicato apresenta uma necessidade em especial, como melhorar a representatividade no município, atrair mais os sócios ou melhorar os serviços prestados. Por isso, é necessário que se faça um diagnóstico detalhado em cada entidade para a partir daí elaborar metas e projetos específicos que os atenderão”, explica Bezerra.

Entre as dificuldades encontradas pelos sindicatos está a divulgação dos serviços prestados aos associados. É o caso do Sindicato Rural de Jaciara. O presidente, José Antônio Brehm, comenta que a entidade tem bastante representatividade no município e oferece benefícios aos sócios, mas falta divulgação. “Prestamos inúmeros serviços aos nossos associados, como parceria com o comércio local que oferece descontos, plano de saúde e um contador para atendê-los, porém sentimos que muitos sócios desconhecem estes benefícios. Precisamos melhorar a comunicação entre sindicato e produtor rural”, avalia Brehm.

No Sindicato Rural de Primavera do Leste, o presidente Jair Guariento, pontua que a principal dificuldade é reunir os sócios para discutir assuntos de interesse da classe. “Uma das nossas metas é entender o que o produtor espera do Sindicato Rural, qual é o seu anseio, pois esta ação será um começo para traçar estratégias para interação entre entidade e produtor rural”, salienta.

O PDS é o maior programa que a Famato e o Senar-MT desenvolveram diretamente para os Sindicatos Rurais de Mato Grosso. O objetivo é capacitar dirigentes e colaboradores sindicais para prepará-los para a tomada de decisões em prol da gestão sindical. O programa já passou por 20 municípios de Mato Grosso nas regionais de Colíder e de Sorriso e a meta é que, até o final deste ano, passe pelos 86 sindicatos do estado.

A Famato é a entidade que representa os 86 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato.

Acompanhe todas as informações sobre o PDS pelo Blog da Famato. Clique AQUI.

Programação:

Dia 31.05
07h – Sindicato Rural de Alto Garças
13h – Sindicato Rural de Alto Araguaia

Dia 01.04
08h – Sindicato Rural de Alto Taquari

Dia 04.04
07h – Sindicato Rural de Itiquira
13h30 – Sindicato Rural de Pedra Preta

Image

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s