Capacitadores do Senar falam sobre a terceira rodada do PDS

A terceira rodada do Plano de Desenvolvimento Sindical (PDS), que aconteceu nos 13 Sindicatos Rurais da regional de Rondonópolis, terminou esta semana. Veja a análise final do consultor do Senar Central, Olympio Santos Bezerra, e da supervisora do Senar-MT da regional de Rondonópolis, Juliana Garbosa.

Image
Consultor do Senar Central, Olympio Santos Bezerra

“Durante a terceira rodada do Plano de Desenvolvimento Sindical (PDS), apliquei o Programa Sindicato Forte em suas duas etapas nos 13 Sindicatos Rurais da região: a capacitação em Rondonópolis, nos dias 23 e 24 de maio, e o planejamento, no período de 25 de maio a 04 de junho.

Na capacitação encontrei entre os presentes uma intensa participação em todos os módulos. Destaque para a integração e envolvimento entre eles, marcadamente nos momentos de trabalhos em grupo que possibilitaram uma maior aproximação e conhecimento das diversas realidades nos sindicatos. Um dos propósitos do programa é exatamente este, ou seja, promover a troca de experiências e isto foi plenamente alcançado. Percebi também que houve uma forte motivação, já que os assuntos discutidos são atuais  e foram tratados de forma prática dentro do princípio ‘Fale aos Simples que o Douto entenderá’.

O planejamento estratégico foi feito de maneira integrada entre as equipes do PDS e dos sindicatos. Pudemos apresentar o programa de forma acessível e clara, incluindo os propósitos da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), pelo PDS, a importância da utilização do Serviço de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) para desenvolver capacidades por meio dos seus vários programas  e cursos e a criação das metas a serem alcançadas e de acordo com a realidade de cada sindicato. A definição das metas foi amplamente discutida com os dirigentes e tomou como base o diagnóstico feito por cada sindicato.

Creio ter participado de um momento que, ouso afirmar, nada mais foi que um genuíno salto de qualidade no tocante às ações objetivas e transformadoras que advirão em cada sindicato visitado. Há muito a ser feito. Não há limite quanto ao que poderemos alcançar. A semeadura foi coroada de êxito”.

Image
Supervisora do Senar-MT, Juliana Garbosa

“O Plano de Desenvolvimento Sindical (PDS) foi proveitoso e de suma importância. Após a capacitação, realizada nos dias 23 e 24 de maio em Rondonópolis, começamos com o planejamento estratégico nos Sindicatos Rurais de Jaciara e Dom Aquino, no dia 25 de maio, onde foram notáveis as expectativas positivas com o programa e elaboração do planejamento. O objetivo é fortalecer cada Sindicato Rural em prol de uma região mais forte e, consequentemente, um estado fortalecido no ramo do agronegócio.

Durante a elaboração de metas dos 13 sindicatos da regional de Rondonópolis, notamos a preocupação dos participantes na busca de melhoria e diferencial para a classe dos produtores rurais. O passo mais importante demonstrado foi a disposição para mudanças em grupo, pois todos os sindicatos querem manter contato entre si para troca de experiências e orientações.

Vale ressaltar que a presença do consultor do Senar Central, Olympio Bezerra, e da analista sindical da Famato, Diana Maia, foi de extrema importância para orientar e motivar os diretores e colaboradores dos Sindicatos Rurais. Creio que esta aproximação entre o Sistema Famato e os sindicatos será decisivo no cumprimento das metas estabelecidas no planejamento estratégico”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s