Confira aqui a opinião de alguns participantes da comitiva do Sistema Famato sobre a Rio+20

Image

“Eventos como esse os produtores rurais vão participar sempre. Na Eco 92 os produtores não participavam de eventos ambientais. Produzimos e preservamos, por isso é fundamental nossa participação nas discussões ambientais. Defendemos um Código Florestal Mundial, pois entendemos que além do Brasil outros países também precisam de regras para preservação e produção sustentável”, Rui Prado, presidente do Sistema Famato.

“Nossa participação foi muito positiva. A palestra apresentada pelo presidente da Famato mostrou a sustentabilidade da nossa produção agropecuária. Levamos a ideia de que o compromisso com o meio ambiente e a produção sustentável não deve ser só no Brasil, mas nos outros países também”, Laércio Fassoni, presidente do Sindicato Rural de Água Boa.

“Os chefes de estado tentaram costurar acordos para o futuro, mas na minha visão foram decisões muito tímidas. A impressão que eu tenho é que grande parte da população só enxerga o mundo social e ambiental e se esquecem da parte econômica. Os países ricos não participaram porque há muitos bloqueios, manifestações, mas só de termos participado da discussão dos assuntos já foi válido. Nossa participação foi muito importante. O agronegócio tem que ser representado por seus líderes”, Leonildo Bares, presidente do Sindicato Rural de Sinop.

“Na minha opinião a Rio+20 não resolveu muita coisa e isso era o que eu esperava. Mas viemos apoiar a CNA e eu considero a nossa participação muito importante para mostrar o nosso trabalho, nossa produção sustentável”, Laércio Pedro Lenz, presidente do Sindicato Rural de Sorriso.

“Vamos levar os conhecimentos e tudo o que vimos na Rio+20 para nossos municípios. O momento foi importante para falarmos da produção agropecuária sustentável desenvolvida em Mato Grosso”, Mauri Evangelista, presidente do Sindicato Rural de Nova Xavantina.

“Achei nossa participação muito importante, principalmente nossa manifestação para a criação de um Código Florestal Mundial. Fomos bem recebidos pelas pessoas que passavam no local. No próximo evento minha sugestão é mostrarmos uma parte da fazenda, trazer os animais para que as pessoa vejam como trabalhamos, vejam nossa realidade”, Aldo Rezende Junior, presidente do Sindicato Rural de Brasnorte.

“Nós fizemos a nossa parte como representantes da agropecuária de Mato Grosso. Mas acho que a participação do setor como um todo ainda foi deficiente. Poderia ter mais produtores de outros estados no evento. Assim, mostraríamos a nossa representatividade no país. Acredito que teremos resultados positivos com a Rio+20”, Ivan Moreno de Jesus, presidente do Sindicato Rural de Paranaíta.

“Nossa participação foi muito interessante. Fomos a federação mais representada. As demais trouxeram apenas os presidentes. Isso demonstra o quanto os produtores de Mato Grosso estão engajados”, Vilmondes Tomain, vice-presidente da região II pela Famato.

“Este foi apenas um começo. Conseguimos mostrar um pouco de Mato Grosso para o Brasil, como os avanços que tivemos na produtividade e no desenvolvimento sustentável”, Rui de Faria, presidente do Sindicato Rural de Porto Estrela.

“Viemos mostrar nossa produção sustentável e fomos bem recepcionados pela população. Plantamos uma semente que foi o conceito do Código Florestal Mundial. Vimos uma atuação dos produtores que não existia antes. Hoje estamos mais participativos e acredito que haverá mudanças após a Rio+20”, Cecília Stafuzza, presidente do Sindicato Rural de Matupá.

“Nossa participação foi fundamental. Acho que as federações de outros estados tinham que estar mais representadas. O maior grupo de produtores foi o de Mato Grosso. Conseguimos defender o Código Florestal Mundial, pois além do Brasil outros países também precisam fazer o dever de casa”, José Jorge Sobrinho, conselheiro fiscal do Senar-MT.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s