CICLO DE PALESTRAS ALYSSON PAOLINELLI – Mobilização é um dos desafios do agronegócio

“O Brasil é detentor da melhor tecnologia de agricultura tropical do mundo. Nós produzimos alimentos melhores e mais baratos do que os nossos concorrentes de clima temperado. Além disso, produzimos a mais eficiente bioenergia que o mundo precisa. Isso é reconhecido por todos, mas, infelizmente, ainda não temos uma classe mobilizada e unida para exigir o mínimo que ela precisa”, destacou Paolinelli.

Segundo o ex-ministro, o papel dos sindicatos rurais, associações, federações e empresas é fundamental para reunir os produtores e representantes do agronegócio na defesa dos interesses do setor. “O produtor é um boi que não sabe a força que tem”, acrescentou.

Image
Alysson Paolinelli é engenheiro agrônomo, produtor rural e ex-ministro da Agricultura da década de 70.

Paollineli ressaltou também que o modelo de produção agropecuária do Brasil é mais sustentável do que os países com clima temperado. O plantio direto e Integração Lavoura-Pecuária são alguns dos exemplos de tecnologia sustentável bem-sucedidos no país.

O presidente da Famato, Rui Prado, reforçou os dois principais desafios do segmento em Mato Grosso: a logística e a qualificação profissional rural. “Quando transportamos nossas mercadorias para os grandes centros consumidores perdemos competitividade porque o caminho é longo e as estradas continuam em situação precária. Contribuir para sanar os problemas de logística no estado faz parte das metas da Famato. Com relação a qualificação profissional, temos o desafio de capacitar 1 milhão de pessoas até 2020”, frisou.

Alta Floresta – Localizada a 757 km de Cuiabá, o município de Alta Floresta tem a pecuária como uma das principais atividades econômicas. O rebanho bovino soma 838,7 mil cabeças/ano, o que representa 2,9% do rebanho total do estado.

O conselheiro do Sindicato Rural de Alta Floresta, Vicente da Riva, que representou o presidente, William José Lima, disse que eventos como este são importantes para reunir os produtores. “É muito válido recebermos pessoas com experiência e que podem nos mostrar os caminhos que devemos seguir. A ação de hoje é uma forma de reunir os produtores para ouvir alguém que tem conhecimento e é respeitado, no caso o Alysson Paolinelli”, observou Riva.

Image
Conselheiro do Sindicato Rural de Alta Floresta, Vicente da Riva, representou o presidente, William José Lima.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s