Sindicatos Rurais tem papel fundamental no crescimento do setor produtivo de MT

Os Sindicatos Rurais de São José do Rio Claro e Diamantino realizaram o planejamento estratégico na quarta-feira (25.07). O trabalho da equipe do Plano de Desenvolvimento Sindical (PDS) é capacitar os dirigentes e colaboradores dos sindicatos e auxiliá-los na definição das metas e ações.

Segundo a analista sindical do Núcleo Técnico da Famato, Diana Maia, os Sindicatos Rurais tem papel fundamental no crescimento do setor produtivo de Mato Grosso. “Por isso é tão importante que os dirigentes se capacitem e planejem as ações do sindicato”.

Em São José do Rio Claro, o grande desafio do sindicato é reaproximar os associados da entidade. A pecuária, com um rebanho de 116,565 mil cabeças e também a avicultura, com 132 mil animais, predominam entre as atividades rurais do município. Na agricultura os destaques são as culturas da soja, com produção de 293,369 mil toneladas na safra 2011/2012, e a cana-de-açúcar (715,610 mil toneladas no ciclo 11/12). O Produto Interno Bruto (PIB) é de R$ 270,495 milhões e a agropecuária corresponde por  39%. “Para contribuir ainda mais para o crescimento do setor produtivo do nosso município precisamos ampliar a atuação do sindicato. Sentimos a necessidade de atrair os antigos e novos sócios. Para isso, pretendemos ampliar a sede do sindicato para melhor atender os produtores rurais e investir na divulgação das ações do sindicato rural”, avalia o presidente do Sindicato Rural de São José do Rio Claro, Aparecido Rodrigues.

Image
PDS no Sindicato Rural de São José do Rio Claro.

Já o Sindicato Rural de Diamantino tem como desafio diminuir a taxa de inadimplência entre os associados. O presidente, José Gazzeta, acredita que com os novos conhecimentos adquiridos durante a capacitação do PDS e o planejamento estratégico irá conseguir melhorar a atuação da diretoria à frente do sindicato.

O município de Diamantino se destaca por seu rebanho de aves, que é de 356,295 mil animais, e também de suínos, com 149 mil cabeças. A produção de soja também vem ganhando espaço. Na última safra foram produzidos 893,086 mil toneladas. Um dado interessante é que 53% do PIB de R$ 908,566 milhões vem do agronegócio.

Image
PDS no Sindicato Rural de Diamantino.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s