PDS: Balanço 1° Semestre/2012 do Programa Sindicato Forte

Image
Supervisora do Senar-MT, Juliana Mardegan Ferreira.

Neste artigo, a supervisora da Equipe de Aprendizagem Rural do Senar-MT e gestora do Programa Sindicato Forte no Senar-MT, Juliana Mardegan Ferreira, faz um balanço sobre os trabalhos do projeto no primeiro semestre de 2012.

“Desde o início do ano de 2012 um grande projeto parceria Famato/Senar vem sendo desenvolvido em todo o estado de Mato Grosso. Trata-se do PDS (Plano de Desenvolvimento Sindical) que tem, dentre os produtos oferecidos para o desenvolvimento dos Sindicatos dos Produtores Rurais, o Programa Sindicato Forte – um programa do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Para entendermos melhor a operacionalização do programa, após a sensibilização estimulando a participação e levantamento do IDS (índice de desenvolvimento sindical), há a etapa de Capacitação dos Dirigentes e Colaboradores Sindicais com duração de 16 horas. Em seguida, cada sindicato que aderiu ao programa recebe a visita de um educador do Senar Central do Sindicato Forte, do supervisor do SENAR-MT da regional onde o município se insere e de um representante da FAMATO (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso) realizando uma reunião junto à diretoria, colaboradores e associados do Sindicato para iniciarem a construção de um Planejamento Estratégico. Esta é uma ferramenta indispensável na gestão e que direciona ações futuras e metas necessárias para a reestruturação, organização e melhoria dos serviços prestados pelo Sindicato Rural à sociedade.

O programa tem acontecido em Mato Grosso de maneira regionalizada. Isso facilita muito a logística em um Estado tão grande e com características tão específicas e diferenciadas de um ponto a outro. Estamos tendo números positivos de participação. Para se ter uma ideia, até o presente momento, das 9 turmas programas para serem executadas durante 2012, já foram realizadas 6 turmas (Colíder, Sorriso, Rondonópolis, Barra do Garças, São José dos Quatro Marcos e Campo Novo do Parecis) e dos 60 Sindicatos que compreendem estas regionais, 58 aderiram ao programa, 152 pessoas foram capacitadas e mais de 460 pessoas participaram da etapa do planejamento estratégico.

Melhor que os números positivos do Programa são os resultados que o Projeto irá gerar. Um deles é o fortalecimento da classe produtora do agronegócio em todo o Brasil. Sem dúvida, a partir do momento em que o sindicato da classe estiver fortalecido e atuante no cenário, os frutos serão colhidos em toda a sociedade e isso só será possível com uma mudança de hábito, atitudes e planejamento a fim de se atingir os objetivos.

 Considerando que o Programa Sindicato Forte tem como principal característica ser motivador e transformador, creio que estamos no caminho certo, apertamos o botão “start” da grande roda do PDCA em busca da melhoria contínua e não podemos parar por aqui. Os resultados do planejamento estratégico serão acompanhados pelo supervisor. Além disso, novos treinamentos específicos para a atividade do gerente sindical virão como: “Rotina administrativa e financeira”, “Qualidade Total – Programa 5S/Gestão do Tempo”, “Direito tributário e direito trabalhista básico aplicado ao agronegócio”, “Noções de Marketing Sindical”, “Técnicas em vendas – produto educação” e “Pacote Office – Word, Excel e Power Point”, e futuramente o IDS (índice de desenvolvimento sindical) será novamente levantado para que possamos dimensionar o quanto o Programa e a dedicação dos integrantes do Sindicato geraram em percentual de desenvolvimento.

Deixo aqui como recado aos Sindicatos por onde ainda não passamos que não deixem de participar. No dia 11 de Setembro iniciará na regional de Juína, 02 de Outubro será na regional de Querência e 18 de Outubro na regional de Cuiabá. Para aqueles que não aderiram em suas respectivas regionais, ainda têm chance de ingressar participando em uma destas regionais que estão por vir.

“A mudança que queremos somos nós que fazemos”, este é o lema do Programa Sindicato Forte.

Juliana Mardegan Ferreira
Supervisora da Equipe de Aprendizagem Rural do SENAR-AR/MT
Gestora do Programa Sindicato Forte no SENAR-AR/MT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s