Desafios do Agronegócio são debatidos em Juara

Conhecida como a capital da pecuária mato-grossense, com aproximadamente 1 milhão de cabeças de boi, o município de Juara recebeu na última sexta-feira (10.08) a visita do ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli. Ele falou para um público de pecuaristas, estudantes, professores, empresários e autoridades públicas sobre “Os desafios do Agronegócio”. O evento faz parte do Ciclo de Palestras da Famato e Senar-MT que já passou pelos municípios de Juína, Aripuanã, Alta Floresta e São José do Xingu.

“Estou emocionado de ver a evolução da pecuária nesta região. E isso só foi possível graças a força, empenho, competência e trabalho do produtor”, disse Paolinelli. Segundo ele, para manter esse desenvolvimento, um dos maiores desafios é fortalecer a união dos produtores. Além disso, ele destacou a importância da qualificação profissional e dos investimentos em pesquisa.

Image
Plateia atenta à fala do ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli.

O evento teve a participação de vários estudantes dos cursos de Administração e Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), do campus Juara. Na oportunidade, Paolinelli alertou aos jovens sobre a importância da pesquisa para o desenvolvimento da agropecuária na região. “Os estudantes precisam compreender que é por meio deles que o Brasil se tornará o grande país dos nossos sonhos”, enfatizou.

Para o professor da escola municipal Pirovani, Renato Lopes Rodrigues, eventos como este são bons para reciclar conhecimento. “Acho importante ele alertar aos jovens sobre o papel deles para o futuro do país. É necessário formar mais gente na agricultura e pecuária e as universidades têm importante papel nesse processo”.

O presidente do Sindicato Rural de Juara, Orivaldo Nunes Bezerra, reforçou que a palestra foi uma oportunidade de reunir os produtores e alertar sobre os desafios do setor. “É uma reunião positiva, pois, além do conhecimento que o ex-ministro tem, ele nos dá oportunidade de refletir sobre o que fazemos no dia a dia e na importância de estarmos mais unidos para enfrentar os desafios da região”.

Image
Orivaldo Nunes Bezerra, presidente do Sindicato Rural de Juara, agradece a participação dos produtores, jovens, estudantes e interessados em saber sobre “Os novos desafios do agronegócio”.

Qualificação – O presidente do Sistema Famato, Rui Prado, informou sobre o Programa Governança e Sucessão Familiar, idealizado pela Famato e que será realizado pelo Senar-MT. O objetivo é transformar herdeiros em sócios, ou seja, capacitar proprietários rurais e seus herdeiros para que eles se tornem sócios da propriedade rural. “Queremos desenvolver a gestão dos herdeiros, sócios e gestores para lidar com os desafios da longevidade das empresas de controle familiar”, explicou Prado.

O projeto, que começará dia 24 de agosto no Senar-MT, tem a parceria do Centro de Conhecimento em Agronegócio (Pensa) da Universidade de São Paulo (USP).

Image
Presidente da Famato e Senar-MT, Rui Prado, destaca a importância dos jovens para a agropecuária brasileira. Na oportunidade, ele falou sobre o Programa Sucessão Familiar, em parceira com a USP, que vai estimular a participação dos filhos dos produtores nos negócios da família.

Bovinocultura – Prado também falou sobre a audiência pública que ele participou dia 07.08, em Brasília, que reuniu os elos da cadeia da pecuária para discutir alternativas para solucionar os gargalos do setor. Entre os assuntos foi debatida a criação do Conselho de Preços do Boi (Consebov) que, segundo ele, tem o objetivo de equilibrar o preço pago aos pecuaristas pela indústria e proporcionar mais confiança na relação entre os produtores rurais e os frigoríficos. “A queda nos preços da carne bovina pagos ao produtor e a crescente concentração da indústria da carne indicam a necessidade de criação de um Conselho, a exemplo do que já acontece com a cana-de-açúcar e o leite. Outras ações também estão sendo discutidas como a criação de uma legislação sobre a classificação e a tipificação de carcaça bovina, a regulamentação do uso de novas tecnologias e a criação de um fundo de marketing da carne bovina”, informou.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s