O Novo Mato Grosso

O ‘Estradeiro BR-158’ continua! Leia o relato do gestor do Núcleo Técnico da Famato, Eduardo Godoi, sobre o segundo dia de viagem (04.09).

“Partimos de Canarana pelo bom trecho da MT-326. A densa palhada de milho indica que a safrinha foi muito boa aqui também. Poucos quilômetros depois, acessamos a BR-158 e os primeiros trechos são de encher os olhos. Quanto mais ao norte de Canarana, mais evidente é a importância do término da pavimentação desta BR. Hoje, a produção desta região desce para Alto Araguaia, Rondonópolis, Vitória ou São Simão. Com o término das obras, a opção de escoar pelos portos do Norte pode adicionar ao bolso dos produtores mais de R$ 5,00 por saco. Vale lembrar que o custo com frete para escoar a safra desta região passa de R$ 200,00 por tonelada.

Image
BR-158.

O tamanho das propriedades vai ficando maior ao tempo que nos aproximamos de Ribeirão Cascalheira. É sinal de agricultura empresarial, com grandes máquinas, silos e infraestrutura de gente grande. As cercas continuam evidenciando que a pecuária algum dia foi soberana. Se alguém tem dúvidas de que podemos dobrar nossa produção sem deitar sequer uma árvore, deixo aqui o convite: suba a BR158!

Image
Resteva de milho em Canarana.

Nas proximidades de Campinas do Araguaia, ainda pela BR-158, encontramos um polo de conversão (pecuária x agricultura) simplesmente espetacular! As áreas prontas para debutar na agricultura são de perder de vista.

Image
Conversão em Ribeirão Cascalheira.

Pouco depois de Alo Brasil deixamos a BR-158 e fomos para Baiano, uma cidadela pertencente a São Félix do Araguaia. No caminho, assim que atravessamos a terra indígena Marãiwatsédé enjoei de ver novas áreas de agricultura, ainda mais ao som das músicas do motorista Erevan! São outros quilômetros de cercas envolvendo o solo nu, recém revolvidos que aguardam apenas as chuvas da primavera para receberem as sementes.  Em Baiano não encontrei Caetano, Gal e nem Gil …, porém tem muita, mas muita área de soja e os primeiros sinais de infraestrutura são evidentes. Cargill, Bunge, etc já estão por lá. Para se ter uma ideia da velocidade que a oleaginosa avança, somente na região de São Felix a área plantada deve saltar de 75 mil para mais de 115 mil hectares nesta safra. O incremento só não é maior por que não tem calcário suficiente.

Image
A trilha sonora da viagem.

De Baiano a Porto Alegre do Norte usamos (erradamente) a MT-412. Por lá o pasto continua intacto e mesmo com a seca encontramos forragens de boa qualidade. Passamos por Canabrava do Norte para acessar novamente a BR-158 com asfalto e sinalização novinhos em folha. Chegando em Porto Alegre do Norte,  voltamos a ver áreas de agricultura, pilhas de calcário, silos e o ‘cheiro’ do desenvolvimento que a agricultura costuma levar. À noite, durante o Simpósio de Logística, o prefeito Tarzan gritou ‘Nos ajudem, pois com todo este incremento não haverá como escoar a nova safra com a logística atual’.

Image
Obras na BR-158.

Eu, que gosto de estudar esta dinâmica da soja, não deveria estar surpreso com o que tenho visto. Falar do crescimento da soja no Araguaia em  cima de áreas de pastagem é quase um mantra, mas ver de perto esse fenômeno é de arrepiar. Precisamos apoiar estes empresários rurais que, mesmo sem estrutura, sem estrada  e sem governo estão fazendo algo realmente inacreditável! Não podemos ser omissos e o Movimento Pró-Logistica é um ponta pé na canela das autoridades deste país.

Image
Equipe Famato: o gestor do Núcleo Técnico, Eduardo Godoi, o analista de logística do Imea, Tiago Assis, e o motorista, Erevan Carvalho.

Estou orgulhoso deste  ‘Novo Mato Grosso’!  

Image
Eduardo Godoi, orgulhoso deste ‘novo’ Mato Grosso.

A viagem continua amanhã! Depois de um dia desse… é agradecer pela oportunidade e tomar uma gelada!!!!”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s