PDS: Rui Prado destaca importância da atuação dos Sindicatos Rurais

O Plano de Desenvolvimento Sindical (PDS) iniciou sua 7ª rodada nesta semana na regional de Juína. Dirigentes e colaboradores da Famato, Senar e Sindicatos Rurais discutem os desafios e oportunidades do sistema sindical mato-grossense e apontam novas formas de melhorar seu trabalho.

A regional de Juína, que abrange oito Sindicatos Rurais, se destaca na pecuária, com um rebanho bovino de 3,984 milhões de cabeças. A produção de grãos, apesar de tímida, também seu valor. Em 2011 foram produzidas 985 mil toneladas de soja e 398 mil toneladas de milho.

Na abertura do primeiro dia de capacitação do PDS, realizado na terça-feira (11.09), o presidente do Sistema Famato, Rui Prado, voltou a reiterar a importância da atuação dos Sindicatos Rurais na representatividade dos produtores rurais. “Toda a união de classe começa dentro dos sindicatos. Para sermos fortes em nossa representatividade, precisamos planejar e nos capacitar. E é aqui que entra o PDS, para auxiliá-los neste planejamento e na execução de seus trabalhos”, destaca.

Presidente do Sistema Famato, Rui Prado, abre o primeiro dia de capacitação.

Prado também falou sobre sua participação no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da presidência da República. “Mato Grosso ganha muito com isso, pois contribuirá para a aproximação entre os produtores rurais do estado e a Presidência da República. Na primeira reunião que participei, incluímos três assuntos na pauta nacional: reforma fundiária, fertilizantes e a capacitação no ambiente rural”.

PDS – O presidente do Sindicato Rural de Juína, George Diogo Basílio, acredita que a partir da capacitação e do planejamento poderá atrair mais associados para o sindicato. “Hoje nossa maior dificuldade é convocar os associados para participar das reuniões. Creio que com esta nova visão que o PDS nos passará, poderemos melhorar nossa atuação neste sentido”.

A expectativa do presidente, Aldo Rezende, do Sindicato Rural de Brasnorte é sair deste encontro com um norte de como comandar o sindicato. “Estou a pouco tempo no Sindicato Rural e sinto que preciso de auxílio para melhorar minha gestão”, afirma.

O plano já passou por 57 Sindicatos Rurais nas regionais de Colíder, Sorriso, Rondonópolis, Barra do Garças, São José dos Quatro Marcos e Campo Novo do Parecis. Em outubro, será a vez da regional de Querência e em novembro a regional de Cuiabá recebe a última rodada do PDS.

Participantes atentos à fala do presidente do Sistema Famato, Rui Prado.

A partir desta quinta-feira (13.09), a equipe do PDS, formada pelo consultor do programa Sindicato Forte, Olympio Santos Bezerra, e o supervisor do Senar-MT, Alberto Zabot Anjos, passará pelos Sindicatos Rurais da região para realizar a etapa do planejamento estratégico.

Programação

Dia 13.09
7h30 – Sindicato Rural de Juína;
14h – Sindicato Rural de Castanheira.

Dia 14.09
14h – Sindicato Rural de Brasnorte.

Dia 17.09
7h30 – Sindicato Rural de Aripuanã.

Dia 18.09
7h30 – Sindicato Rural de Cotriguaçu;
14h – Sindicato Rural de Juruena.

Dia 19.09
13h30 – Sindicato Rural de Tabaporã.

Dia 20.09
8h – Sindicato Rural de Juara

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s