Tendências e novas tecnologias na feira agropecuária dos EUA

Imagine uma área cheia de máquinas e equipamentos agropecuários de última geração. Tratores gigantes que só faltam falar. Plataformas de colheitadeiras com sistemas que evitam a perda das sementes. Assim é a feira Husker Harvest Days, que a equipe do Sistema Famato e Senar percorreu quinta-feira (13.09), em Grand Island, no Estado de Nebraska, Estados Unidos (EUA).

Na feira, considerada a maior da agropecuária totalmente irrigada do mundo, os norte-americanos mostram a importância do investimento em equipamentos para o bom desempenho das lavouras. Em Nebraska, por exemplo, dos 19,9 milhões de hectares que formam o Estado, 47% são áreas agrícolas e 56% do cultivo destas áreas é irrigado. São 52 mil pivôs centrais espalhados pelas propriedades. O clima mais seco na região torna a irrigação um procedimento indispensável. Por conta disso, os produtores investem pesado em máquinas de alta tecnologia.

Comitiva da Famato e Senar-MT se reune para visitar a maior feira agropecuária irrigada do mundo.
Esta é a 35ª edição da Feira Husker Harvest Days que acontece anualmente em Grand Island, no Estado de Nebraska.

Para o vice-presidente da Famato, Normando Corral, a visita foi uma boa oportunidade para ver de perto as tendências de máquinas e equipamentos tanto para a agricultura como para a pecuária. “É interessante ver como eles trabalham e comparar custos. Aqui nos Estados Unidos as máquinas custam de 50% a 60% a menos do que no Brasil. Os motivos que levam eles a investirem mais em maquinário são a mão de obra cara e os equipamentos mais baratos”, comparou Corral.

Em Mato Grosso, há exemplos de feiras tecnológicas que também apresentam os equipamentos mais modernos e eficientes para as lavouras de soja e milho. Uma delas é a Parecis Super Agro, realizada em Abril, em Campo Novo do Parecis. O gerente do Sindicato Rural do município, Antônio de La Bandeira, gostou do que viu na Husker Harvest Days. “Achei a feira fabulosa. A diversidade de máquinas é muito grande. E a quantidade de pessoas visitando, fazendo negócios, também me surpreendeu”, disse.

Segundo Bandeira, uma das maiores dificuldades para a realização da Parecis Super Agro é mobilizar não apenas pessoas envolvidas com o setor rural, mas também as que moram meio urbano para conhecer as tecnologias utilizadas nas propriedades de Mato Grosso. Para estimular novos visitantes, neste ano a organização criou um evento paralelo à Super Agro. Foi o 1º Festival do Milho e Cine Pipoca do Parecis – uma alternativa para atrair público de jovens e adultos ligados ou não ao agronegócio.

Demonstração de máquinas na lavoura.
A maior parte da produção agrícola na região é irrigada.

Pecuária – Além da agricultura, a feira apresenta equipamentos e tecnologias para a pecuária. O que chamou a atenção do analista do Núcleo Técnico da Famato, Carlos Augusto Zanata, foi ver animais de cruzamentos entre raças europeias (Angus e Gelbvieh), o que proporciona mais precocidade e melhoria na carcaça dos bovinos. “Um produtor me disse que o cruzamento dessas raças tem sido comercialmente bem aceito pelos confinadores, devido ao retorno que proporciona”, informou Zanata.

O resultado do cruzamento das raças Angus com Gelbvieh gera os denominados Balancer. Segundo Zanata, ainda não existe essa raça em Mato Grosso. Os pecuaristas cruzam as raças Nelore com Angus que, em termos de genética, é bem inferior em relação à Balancer. “Mas temos que ter em mente a dificuldade de se executar este cruzamento de Angus e Gelbvieh devido ao nosso calor e a presença de parasitas, principalmente carrapato e moscas do chifre”, argumentou.

Na feira teve até uma demonstração de como tocar o gado com cachorro.
Os cachorros usados para tocar o gado na propriedade pertencem à raça Border Coller.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s