CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE A PRODUÇÃO DE SOJA E MILHO NOS EUA

Os americanos são campeões mundiais na produção de soja. No ano passado, produziram 33% da soja mundial, seguidos pelo Brasil (29%) e Argentina (19%). Juntos, estes três países respondem por 81% de toda a soja produzida no mundo. Para comparação, Mato Grosso, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) produziu na safra 2011/2012, 23 milhões de toneladas, o equivalente a 9% da produção mundial.

Na safra 2011/2012 o Brasil produziu, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 66,37 bilhões de toneladas de soja numa área de 25 milhões de hectares. A produção nos Estados Unidos somou 83,18 bilhões t em 30,3 milhões de ha.

Lavoura de milho nos Estados Unidos.

Fazendo uma comparação com Mato Grosso, observamos que a área do estado, cerca de 90,4 milhões de hectares, equivale a sete estados do corn belt (cinturão do milho). No entanto, mesmo somando as produções de milho e soja – um total de 36,95 milhões de toneladas na safra 2011/2012 – , Mato Grosso ainda perde para os principais estados americanos produtores (Illinois, Iowa, Minnesota, Indiana, Missouri e Ohio).

Vale destacar também que a participação americana no mercado da oleaginosa vem diminuindo. Um dos motivos é a política de etanol a partir do milho – cultura favorita dos americanos e que nos últimos anos tem sido mais rentável do que a soja. Outro argumento para essa redução da participação da soja americana é o aumento de área de soja plantada no Brasil e na Argentina.

Os produtores americanos também dão muita importância à rotação de culturas, o que permite uma boa produtividade na lavoura e reduz a incidência de pragas e doenças tanto no milho como na soja.

Nos Estados Unidos 50% da soja é esmagada. Em 2011, foram produzidos 35,9 milhões de toneladas de farelo de soja, dos quais 24,09 milhões de toneladas (69%) foram consumidas internamente.

Os Estados Unidos são os maiores produtores de milho do mundo, responsáveis por aproximadamente 40% da produção mundial. A China ocupa o segundo lugar, respondendo por 23,7% da produção no mundo.

O Estado de Iowa, que visitamos no início da Missão Técnica, é o maior produtor americano, com 5,8 milhões de hectares plantados em 2011, somando 59,9 milhões de toneladas, segundo informações da Associação Americana dos Produtores de Milho. Em segunda colocação no ranking está Illinois (5,2 milhões de ha e 49,4 milhões de t).

Em 2009, a safra americana de milho foi a maior da história e bateu o recorde de 2007, alcançando 333 milhões t. Nos anos seguintes, a produção veio caindo: 316,2 milhões de toneladas em 2010 e 313,9 milhões t em 2011.

Na última safra de milho, segundo a Conab, o Brasil colheu 69,4 milhões de toneladas entre a primeira e segunda safras. Somente o estado de Iowa, nos EUA, colheu apenas 10 milhões de toneladas a menos do que todo o Brasil.

Lavoura de milho em Mato Grosso.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s