SUCESSÃO FAMILIAR TAMBÉM É PREOCUPANTE NAS FAZENDAS AMERICANAS

Neste relato, a supervisora da Equipe de Aprendizagem Rural do SENAR-AR/MT, Juliana Mardegan Ferreira, fala sobre suas impressões dos Estados Unidos. Um dos assuntos que chamou a atenção de Juliana foi o problema da sucessão familiar vivenciado pelos produtores americanos. Confira a opinião dela:

Juliana Mardegan Ferreira em frente à casa de uma das fazendas visitadas nos Estados Unidos.

“A Missão Técnica aos EUA, realizada pela Famato e Senar-MT, foi uma oportunidade fantástica para visualizar de perto a realidade de um país tão desenvolvido, produtivo e tecnológico. Além disso, conseguimos comparar o país com a nossa realidade, o que sem dúvida estimula a busca por ideias extraindo o que há de melhor para futuramente difundir e implantar em nosso Estado de acordo com a viabilidade.

O que mais me chamou a atenção foi ver que assim como os produtores do Mato Grosso, há uma grande preocupação dos americanos com a sucessão familiar das propriedades e garantia da continuidade do negócio. É fato que a média da faixa etária dos produtores, que se encontram em torno de 57 anos, mostra que os proprietários estão envelhecendo, sendo extremamente necessário programas de incentivo às futuras gerações para não haver abandono da atividade e, consequentemente, a quebra na produção de alimentos como um todo. Segundo o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), 70% das terras agrícolas do país estarão mudando de mãos nos próximos 20 anos. Isso pode ser uma grande oportunidade para jovens que estão dispostos a assumir os negócios, mas exige uma atenção especial dos órgãos voltados ao desenvolvimento da agricultura e pecuária.

Isso ficou claro ao vermos programas do governo, que além de oferecer financiamentos com juros baixo em parceria com o USDA, focam na formação educacional rural. Um exemplo é o ‘Nebraska Beginning Farmer’, feito em parceria com a Universidade de Nebraska, que oferece graduação nos diversos sistemas de tecnologia de produção da agricultura, horticultura, agronegócio e veterinária com foco em empreendedorismo em todo o currículo desenvolvido para incentivar os formandos a retornarem para a comunidade rural e serem empresários e/ou gestores na próxima geração da propriedade.

Por falar em transição dos negócios de pais para filhos no meio rural, lembramos a todos que continua em andamento no Senar-MT a 1° turma do Programa Sucessão Familiar. No dia 27/09 será realizado o 3° módulo em que serão tratados aspectos legais na sucessão. No período de 28 a 29/09 será a vez do 4° módulo, referente à governança e sucessão corporativa com os respectivos professores da USP e FIA (Fundação Instituto de Administração da USP), Gustavo Passarelli e Luiz Marcatti”.

Juliana Mardegan Ferreira

Supervisora da Equipe de Aprendizagem Rural do SENAR-AR/MT

Gestora do Programa Sucessão Familiar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s