PDS: Sindicatos Rurais de Vila Rica e Santa Cruz do Xingu definem suas metas

Encerrada a etapa de planejamento estratégico da oitava rodada do Plano de Desenvolvimento Sindical (PDS), os Sindicatos Rurais de Vila Rica e Santa Cruz do Xingu reuniram suas diretorias para a definição das metas.

O município de Vila Rica, distante 1.261 quilômetros de Cuiabá, tem a pecuária de corte como a principal atividade econômica. O rebanho chega a 693 mil cabeças. A produção de leite também tem espaço, sendo produzidos 10 milhões de litros em 2011.

Participantes do PDS no Sindicato Rural de Vila Rica.

Para o presidente do Sindicato Rural de Vila Rica, Eduardo Ribeiro, a união dos produtores rurais é fundamental para o fortalecimento da agropecuária do município e do sindicato. Além disso, Ribeiro elenca outros desafios a serem vencidos, como qualificação da mão de obra e prestação de serviços aos associados. “Estamos trabalhando para trazer qualificação profissional por meio de parceria com o Senar-MT. Nosso intuito é atender a demanda dos produtores rurais que necessitam de bons profissionais para aumentar sua produção”, enfatiza.

Presidente do Sindicato Rural de VIla Rica, Eduardo Ribeiro.

Em Santa Cruz do Xingu o primeiro desafio é chegar na cidade. Um dos acessos é pela MT-430, que não é pavimentada. O município tem apenas 1.900 habitantes e 85% da geração de renda é oriunda da agropecuária. A pecuária de corte predomina, com um rebanho de 105 mil cabeças, porém a produção de soja começa a avançar, sendo produzidos na safra 2011/2012, de acordo com o Imea, 29 mil toneladas. Os dirigentes e sócios do Sindicato Rural de Santa Cruz do Xingu estão decididos a fortalecer o sindicato e terem voz ativa no município, participando das discussões que envolvam toda a sociedade.

Instrutor do Senar Central, Olympio Santos Bezerra, conduz o planejamento estratégico no Sindicato Rural de Santa Cruz do Xingu.

Um ponto que chamou a atenção da equipe do PDS foi a grande participação dos sócios do Sindicato Rural no planejamento estratégico. Um exemplo é o produtor rural e associado, Fokko Schwabe, que participou dos dois dias de capacitação do PDS em Querência e também do planejamento.

Equipe reunida em Santa Cruz do Xingu.

O presidente do Sindicato Rural de Santa Cruz do Xingu, Jair Silvério, acredita que o PDS trouxe uma nova visão da importância do sindicato para os produtores rurais do município. “Com a oportunidade de participar da capacitação e do planejamento, nossos sócios entenderam que a classe unida faz toda a diferença”, comenta.

Entre as metas estabelecidas no planejamento estratégico do Sindicato Rural de Santa Cruz do Xingu estão a ampliação de serviços aos associados, divulgação das ações do sindicato e intensificação dos cursos do Senar-MT.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s