PDS – Sindicatos Rurais da regional de Cuiabá passam por capacitação

A regional de Cuiabá é a última a receber o Plano de Desenvolvimento Sindical (PDS). Nesta terça-feira (06.11) e quarta-feira (07.11), dirigentes e colaboradores dos Sindicatos Rurais da região discutem os desafios e oportunidades do sistema sindical mato-grossense e apontam novas formas de melhorar seus trabalhos.

Na abertura do primeiro dia de capacitação do PDS, o diretor de Relações Institucionais da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rogério Romanini, destacou a importância da atuação dos Sindicatos Rurais na representatividade dos produtores rurais. “Toda a união de classe começa dentro dos sindicatos. Para sermos fortes em nossa representatividade, precisamos planejar e nos capacitar. E é aqui que entra o PDS, para auxiliá-los neste planejamento e na execução de seus trabalhos”, destaca Romanini.

Diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, faz a abertura do PDS na regional de Cuiabá.

O PDS é considerado o maior programa que a Famato e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) desenvolveram diretamente para os Sindicatos Rurais de Mato Grosso. O objetivo do projeto é capacitar dirigentes e colaboradores sindicais para prepará-los para a gestão sindical, agregar conhecimento, quebrar paradigmas e apresentar tendências para os sindicatos. Durante todo o ano, 68 Sindicatos Rurais nas regionais de Colíder, Sorriso, Rondonópolis, Barra do Garças, São José dos Quatro Marcos, Campo Novo do Parecis, Juína e Querência receberam as equipes do PDS.

Gestor do Núcleo Técnico da Famato, Eduardo Godoi, fala sobre o PDS.

Expectativas – O presidente do Sindicato Rural de Tabaporã, Mauro Dirami, acredita que a partir da capacitação e do planejamento poderá atrair mais associados para o sindicato. “Temos muita dificuldade em transmitir as ações do Sistema Famato aos nossos associados pois a grande maioria não participa ativamente do sindicato. Creio que com esta nova visão que o PDS nos passará, poderemos melhorar nossa atuação neste sentido, de envolver mais os sócios nas ações do Sistema”.

Já o futuro presidente do Sindicato Rural de Poconé, Alídio Leite, que toma posse na próxima semana, comenta que o PDS irá contribuir na sua preparação para assumir a presidência do sindicato. “Será um grande auxílio para começar minha gestão mais preparado e poder melhorar ainda mais o trabalho do sindicato”, afirma.

Participantes atentos à capacitação.

O superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, lembrou que o conhecimento é muito importante para melhorar o trabalho dos produtores rurais. Ele destacou que somente no ano passado a instituição capacitou 45 mil pessoas em todo o estado.

Superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho.

A partir do dia 19 de novembro, a equipe do PDS, formada pelo consultor do programa Sindicato Forte, Olympio Santos Bezerra, a analista sindical do Núcleo Técnico da Famato, Diana Maia e o supervisor do Senar-MT da regional de Cuiabá, Natalino Viana da Costa, passará pelos Sindicatos Rurais da região para realizar a etapa do planejamento estratégico.

Programação

Dias 06 e 07.11
Capacitação de dirigentes e colaboradores em Cuiabá

Dia 19.11
8h – Sindicato Rural de Chapada dos Guimarães;
14h – Sindicato Rural de Campo Verde

Dia 20.11
8h – Sindicato Rural de Planalto da Serra;
14h – Sindicato Rural de Nova Brasilândia;

Dia 21.11

8h – Sindicato Rural de Poconé;
14h – Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento

Dia 22.11
8h – Sindicato Rural de Santo Antônio do Leverger;
14h – Sindicato Rural de Cuiabá

Dia 23.11
8h – Sindicato Rural de Rosário Oeste

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s