Núcleo Sindical da Famato encerra primeira etapa de visitas aos Sindicatos Rurais

O Núcleo Sindical da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) encerrou nesta semana a 1ª rodada de visitas aos Sindicatos Rurais do Estado. Ao todo, a equipe visitou 83 sindicatos para identificar suas demandas. Foram 59 solicitações de palestras, sendo as mais solicitadas: Código Florestal, melhoramento de pastagem, assuntos tributários e trabalhistas. Além disso, houve 14 solicitações de estudos, como viabilidade da agricultura no município, abatedouro municipal e situação Indígena. A partir deste balanço, a Famato traçará as ações para atender as demandas dos sindicatos.  Até o final do ano, os técnicos irão percorrer todos os 87 Sindicatos Rurais de Mato Grosso.

DSC00336

“Nestas visitas tivemos a oportunidade de conversar com os dirigentes e colaboradores dos sindicatos sobre as demandas, sugestões, dúvidas e orientações. Neste ano, nossa meta é percorrer todos os Sindicatos Rurais de Mato Grosso em duas ocasiões, uma até o mês de julho e a outra visita acontecerá no segundo semestre”, destaca a analista sindical Diana Maia.

SR de Cáceres

Diana explica que na segunda rodada, que ocorrerá a partir do mês de julho, os analistas sindicais “irão identificar novas demandas dos Sindicatos Rurais, aplicar o questionário do Índice de Desenvolvimento Sindical (IDS), orientar sobre as obrigações legais dos sindicatos e verificar se o sindicato regularizou as pendência administrativas verificadas na primeira visita”.

Núcleo Sindical – Trabalhando para fortalecer as ações do Sistema Sindical Rural de Mato Grosso e melhorar ainda mais a comunicação entre a Famato, os Sindicatos Rurais e os produtores, a Famato fez uma atualização em seu organograma no início deste ano e reestruturou o Núcleo Sindical, voltado exclusivamente para tratar dos assuntos do sistema sindical.

DSC00400

De acordo com o presidente da entidade, Rui Prado, por meio deste núcleo é possível acompanhar mais de perto as demandas dos Sindicatos Rurais e atuar mais agilmente para garantir melhor representatividade destes junto aos produtores rurais. “Mato Grosso ocupa o primeiro lugar na produção de soja, milho 2ª safra, algodão, girassol e criação de bovinos no país. Para continuarmos liderando o ranking nacional, também precisamos do apoio dos líderes sindicais”, destaca Prado.

“Entre as atividades executadas pelo Núcleo Sindical da Famato estão: visitas sistemáticas, assessorar os sindicatos no processo eleitoral, capacitar colaboradores e dirigentes, identificar novas demandas de serviços, fortalecer os canais de comunicação e disseminar cada vez mais as informações estratégicas do setor”, explica o gestor dos Núcleos Técnico e Sindical da Famato, Eduardo Godoi.

A Famato é a entidade que representa os 87 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato. Acompanhe-nos nas redes sociais, pela Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e pelo perfil no Twitter (@sistemafamato).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s