Núcleo Sindical da Famato e Senar-MT realizam treinamento para os Sindicatos Rurais de MT

O Núcleo Sindical da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) iniciaram nesta terça-feira (15.10), na regional de Juína, a primeira rodada de treinamentos com os Sindicatos Rurais do Estado sobre obrigações legais e rotinas administrativa e financeira. O objetivo é capacitar os colaboradores e dirigentes sindicais para que eles tenham uma nova cultura organizacional, com foco na gestão de qualidade e introdução ao cumprimento das obrigações legais dos sindicatos.

Nesta primeira etapa, a capacitação abordará a qualidade no atendimento e a rotina administrativa básica do sindicato com foco no método 5S (utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina) como ferramenta administrativa. Os assuntos trabalhados serão atendimento ao produtor, processo eleitoral, mobilização, funções secretariais e funções estatutárias.

Também serão destacadas as obrigações legais do sindicato. Entre elas estão: o Estatuto de acordo com o Novo Código Civil; cumprimento das normas estatutárias; regulamento do processo eleitoral; atualização no Ministério do Trabalho e certificado digital.

DSC_1020
Presidente do Sistema Famato, Rui Prado, faz a abertura do treinamento.

Segundo o presidente do Sistema Famato, Rui Prado, que participou da abertura do treinamento, os Sindicatos Rurais precisam organizar a rotina administrativa para atender melhor seus associados. “Esta é uma oportunidade de dirigentes e colaboradores aprenderem melhor sobre as obrigações do sindicato e como deve ser feito o trabalho administrativo no dia a dia. Este é um importante passo para a organização do sindicato e a melhor representação dos produtores rurais de Mato Grosso”, destaca Prado.

DSC_1021
Segundoo Rui Prado, os Sindicatos Rurais precisam organizar a rotina administrativa para atender melhor seus associados.

O gestor do Núcleo Sindical da Famato, Eduardo Godoi, informa que o treinamento é um resultado do Plano de Desenvolvimento Sindical (PDS), desenvolvido em 2012 em todos os Sindicatos Rurais do Estado. O PDS serviu para que os sindicatos apresentassem suas principais necessidades. “Os temas apresentados aqui foram escolhidos a partir de pesquisas e visitas aos Sindicatos Rurais”, explica Godoi.

DSC_1022
“Os temas apresentados aqui foram escolhidos a partir de pesquisas e visitas aos Sindicatos Rurais”, informa o gestor do Núcleo Sindical, Eduardo Godoi.

Esta é a primeira etapa do treinamento que prevê ainda capacitações sobre atuação institucional do sindicato, gestão e organização e prestação de serviços.

A segunda rodada da capacitação sobre rotinas administrativas e obrigações legais será realizada entre os dias 22 e 24 de outubro, na regional de Sorriso. Em seguida, nas próximas semanas, o treinamento será nas regionais de Cuiabá, Canarana e Primavera do Leste.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s